Conversão

LIBERDADE RELIGIOSA

Exerça o seu direito de ser judeu através do nosso Seminário de Conversão Judaica!
Se cansou de mitos? O “Loirinho de olhos azuis” não cumpriu o que prometeu? Descobriu que a sua religião é uma  fraude? A tua fé está fragmentada? NÃO DESISTA! NUNCA É TARDE PARA SER FELIZ! SHEMÁ ISRAEL…

A maioria dos países civilizados garante a liberdade religiosa por puro respeito à Declaração Universal dos Direitos humanos que diz em seu Artigo 18:

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos

No Brasil existe o princípio da saparação entre a igreja e o Estado e a liberdade religiosa é garantida pela Constituição Federal (Art. 5). A constituição brasileira trata da inviolabilidade da consciência e crença religiosa portanto você tem o direito de praticar qualquer religião. Restringir a liberdade religiosa de uma pessoa é ato de discriminação com penas previstas pela lei da maioria dos países civilizados.  Todos são livres para escolher a religião que mais satisfaz às suas necessidades psicológicas e espirituais. Se você optou por ser judeu, budista, candomblecista ou presbiteriano, a sua vontade é protegida por Lei.

“D-us não repele nenhuma criatura; as portas estão abertas; entre quem quiser. Todos são iguais perante D-us: as mulheres como os homens, os servos como os amos, os pobres como os ricos”. Midrash Shemot-Rabá 10 21

CONVERSÃO/RETORNO À DISTÂNCIA

A conversão judaica através da Sinagoga Online não faz de você mais judeu ou menos judeu.  A internet hoje possibilita que você tenha acesso às instruções necessárias para passar pelo processo de conversão/retorno. Na  Grande Sinagoga da Alexandria o Hazzan (cantor litúrgico) erguia uma bandeira após cada leitura da Torá para que as pessoas mais distantes pudessem ver e dizer Amém! Esse era o meio de comunicação usado nesta imensa sinagoga lotada onde não havia alto-falantes e telões. O dispositivo usado naquela época não desmerecia o serviço religioso prestado pela Grande Sinagoga.

Rabino Andy Fonseca

Os alunos do seminário de conversão judaica contam com o suporte online do Rabino Andy Fonseca

JUDAÍSMO É RELIGIÃO, NÃO NACIONALIDADE

Se você deseja se tornar judeu por causa da religião em si, você pode aderir a qualquer movimento judaico, seja ortodoxo, liberal, humanista, conservador, etc. Se você deseja se tornar judeu para obter a cidadania israelense, você deverá procurar um Rabino ortodoxo em Israel para realizar a sua conversão. Há pessoas que querem obter cidadania israelense para ir morar em Israel ou porque vão se casar com parceiro(a) israelense. Ser judeu e ser israelense são coisas distintas que devem estar bem claras na mente dos candidatos à conversão judaica.

Mesmo dentro de Israel a questão da  judaicidade de uma pessoa ainda é muito discutida pois existem divisões até entre os diferentes movimentos ortodoxos que não reconhecem uns aos outros como legítimos. Há movimentos judaicos ortodoxos que sequer reconhecem a legitimidade do Estado de Israel como é o caso do Neturei Karta (“guardiões da cidade”).

A matéria abaixo ajuda a entender melhor a questão do reconhecimento de conversões para fins de cidadania israelense, o que não é o nosso foco.

Alguns passos para Conversão ou Retorno ao Judaísmo

Alguns passos para Conversão ou Retorno ao Judaísmo. Dentre as diversas fases existem a avaliação do perfil social do candidato, a consulta a referências pessoais, a avaliação dos conhecimentos sobre judaísmo, a aposição de nome e a deliberação do Tribunal Rabínico. Todo o processo é orientado por um ou mais Rabinos qualificados e dentro dos mais rígidos conceitos da Lei Judaica.

 

FANÁTICOS DENTRO DO JUDAÍSMO

(Matéria no National Post)

Eles [os haredim] vão deter o poder de excluir milhares de judeus convertidos, muitos até mesmo convertidos por rabinos ortodoxos, do direito à cidadania israelense sob a “lei do retorno”, direito já concedido e inerente a todos os judeus.

Os Haredim (judeus ultra-ortodoxos) também não são, como muitas pessoas pensam, uma versão mais “autêntica” do Judaísmo fundamentado na Torá. Ao contrário disso. Os Ortodoxos Modernos, que têm esta honra, são racionais, civicamente integrados e possuem uma visão pluralista.

O Judaísmo Haredi é a fossilização de uma aberração histórica da ortodoxia. Isto começou com a resistência ao estabelecimento de um movimento espiritual para dar lugar a uma constelação de planetas autossuficientes em torno de líderes carismáticos adorados como em uma seita e dependentes destes [líderes], resistindo ao contato com o autêntico Judaísmo em evolução.

Barbara Kay
Colunista do National Post em citações retiradas da matéria intitulada “Fanáticos dentro do Judaísmo
Tradução: Rabino Andy Fonseca

RECONHECIMENTO DA SUA CONVERSÃO EM SINAGOGAS

O Certificado de Conversão Judaica é emitido pela United Beth Din (UK), Corte Rabínica no Reino Unido e tem validade internacional. Uma vez aprovado em todo o processo de conversão, você será reconhecido como judeu em qualquer parte do mundo.

O Certificado de Conversão Judaica é emitido pela United Beth Din, Corte Rabínica no Reino Unido e tem validade internacional

O Certificado de Conversão Judaica é emitido pela United Beth Din (UK), Corte Rabínica no Reino Unido e tem validade internacional atendendo também aos que estão retornando ao judaísmo

O Judaísmo não possui um órgão centralizador comparado à Santa Sé, no Vaticano, que determina as normas para as igrejas católicas no mundo portanto cada divisão judaica possui suas regras e particularidades sobre aceitação em sinagogas.  Quanto a frequentar uma sinagoga local, não há impedimento desde que você atenda também às exigências do Rabino desta sinagoga. Ele tem poderes para aceitar você como membro ou impor outras condições para tal.

CONHEÇA O NOSSO BETH DIN

Um Bet Din ou Beth Din, ou ainda Beit Din (Hebraico: בית דין, “Casa do Julgamento”) é um Tribunal Rabínico responsável por deliberações que levam ao cumprimento da “Halachá” (Lei Judaica) nos mais diversos casos que vão desde uma simples disputa comercial até processos de divórcio (get) e conversão (geirut). Existem  Battei Din (plural de Beth Din) em quase todas as denominações judaicas. Nosso Beth Din é um Beth Din Ortodoxo-Moderno composto por Rabinos de outros movimentos judaicos (da linha Ortodoxa tradicional e/ou moderna), o que permite que as nossas deliberações ocorram de maneira abrangente e igualitária, sem nenhum aspecto tendencioso ou preconceituoso.

Registro do United Beth Din (UK)

Registro do United Beth Din (UK)

O United Beth Din (UK) embora esteja legal e fisicamente estabelecido no Reino Unido (B1 Business Center, Suite 206, Davyfield Rd, Blackburn, BB12QY), reúne através de conference call Rabinos, Mestres da Torá, Consultores e clientes não tendo, portanto, limites físicos para sua atuação. O United Beth Din – UBD, pode deliberar a respeito de uma candidatura à conversão judaica de um candidato que mora no Japão, por exemplo. O United Beth Din (UK) é regido pelas leis britânicas e dividido em jurisdições idiomáticas podendo assim atender a pessoas de diversos países sem barreiras de comunicação.

POSSO FREQUENTAR A SINAGOGA DA MINHA CIDADE?

Caso queira frequentar uma sinagoga específica em sua cidade, recomendamos que procure o Rabino líder da mesma e solicite ajuda para conversão pois neste caso você estará atendendo integralmente a exigência do mesmo. Lembrando que tal conversão também pode ser questionada pelos Rabinos do movimento Ortodoxo Moderno dentre outros. Vale alertar que sinagogas fundadas ou pertencentes a certos “clãs” judaicos não aceitarão você facilmente a menos que você seja uma celebridade e ofereça muito dinheiro à congregação. Ainda alertamos que judeus asquenazi sefaradi  não se misturam. A maior comprovação deste fato é a existência de 2 (dois) rabinatos chefes em Israel, um para cada grupo. Simplificando: se você é um judeu descendente de portugueses ou espanhóis, por exemplo, dificilmente será aceito em sinagogas de famílias asquenazi. Sinagogas de judeus descendentes da Península Ibérica não oferecem resistência à entrada de judeus convertidos ou “descendentes dos forçados” (b´nei anusim).

A recusa do Certificado de Conversão Judaica por parte de qualquer pessoa física ou jurídica pode caracterizar ato de discriminação e violação dos direitos humanos do portador do mesmo podendo este exigir indenização por danos morais.

Incentivamos as pessoas que vivem distantes de sinagogas a formarem grupos de estudo que podem culminar na fundação de sinagogas. O grupo poderá evoluir à condição de Kehilá (comunidade judaica) sob a orientação de um Rosh (líder ou “cabeça”) que normalmente é o membro mais instruído e experiente dentro da comunidade.

Clique no Certificado para ampliar e ver detalhes

Clique no Certificado para ampliar e ver detalhes

Seu Certificado de Conversão/Retorno é armazenado no banco de dados compartilhado pelas sinagogas do movimento Ortodoxo Moderno onde você é bem-vindo sem questionamentos bastando apresentar a carteira de membro da União Ortodoxa Moderna (Modern Orthodox Union).

DEPOIMENTO

“Porque me converti ao Judaísmo”

por Dra. Shirlei Weisz – Advogada, membro da International Association of Jewish Lawyers and Jurists (Associação Internacional de Advogados e Juristas Judeus) e autora do blog Planos da Vida.

"Ser uma alma em busca de sua casa é muito doloroso quando não se tem onde bater..." Dra. Shirlei Weisz

“Ser uma alma em busca de sua casa
é muito doloroso quando não se tem
onde bater…”
Dra. Shirlei Weisz

 

A CONVERSÃO À DISTÂNCIA X LEI JUDAICA

Clique aqui para maiores informações sobre a abordagem da Lei Judaica (Halachá) e o nosso processo de Conversão/Retorno. Autor: Rosh Yossef Albo Ben Beryahu.

ASPECTOS LEGAIS DA CONVERSÃO NO MOVIMENTO ORTODOXO-MODERNO

  1. Sua conversão ou retorno ao judaísmo tem amparo do Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Constituição Federal Brasileira (Art. 5).
  2. Nosso Seminário de Conversão/Retorno ao judaísmo visa exclusivamente fornecer aos candidatos e alunos o conhecimento necessário da Religião Judaica para que este possa exercer seu direito de ser judeu seguidor dos ensinamentos da Torá (Escrituras Sagradas dos Judeus) e no cumprindo a Halachá (Lei Judaica).
  3. Nosso Certificado de Conversão Judaica garante o status de Judeu/Judia a(o) candidato(a) que for bem sucedido(a) em todas as fases do Seminário de Conversão/Retorno.
  4. O Certificado de Conversão Judaica é emitido pela United Beth Din (UK), Corte Rabínica legalmente estabelecida na Inglaterra (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte) onde preenche todos os aspectos legais para suas atividades.
  5. Nosso foco é o judaísmo enquanto religião e por isso não nos envolvemos em processos relacionados à imigração para Israel. Não consideramos a imigração para Israel como experiência religiosa.
  6. Caso estejas em Israel, nosso Certificado de Conversão é reconhecido para fins de cadastro no Registro Populacional (Ministério do Interior Israelense). Para este registro é necessário ser portador da Teudat Zehut (Carteira de Identidade) ou estar em processo de cidadania e, em alguns casos, com visto de turista com permissão especial do Beth Din local.
  7. Por questões políticas israelenses e restrições do seu departamento de imigração, nossas conversões não garantem status de Oleh (imigrante) sob a Lei do Retorno [para Israel] embora você tenha toda a liberdade de pleitear este direito.
  8. Ainda por questões políticas israelenses e restrições do seu departamento de imigração nossas conversões ainda não são reconhecidas pelo Rabinato Chefe de Israel. Nossa documentação tramita atualmente no Itamaraty e no Consulado de Israel para pleitearmos junto ao Rabinato Chefe de Israel a aceitação plena do nosso Certificado de Conversão/Retorno.
  9. A recusa do seu Certificado de Conversão em sinagogas ou instituições judaicas em geral ou até mesmo por Rabinos pode caracterizar ato de discriminação e violação dos direitos humanos do portador do mesmo podendo este exigir indenização por danos morais e denunciar o fato às autoridades policiais.
  10. No Caso dos B´nei Anussim (filhos dos forçados) temos o apoio de Federações e Organizações nacionais e internacionais de amparo à causa anussita.
Sinagoga Online na Revista Esquinas

Sinagoga Online na Revista Esquinas

VOCÊ NÃO DECIDE SOZINHO

Você que sente no fundo da alma uma atração inexplicável pelo judaísmo e uma grande admiração por esta cultura milenar pode não ter percebido que algo misterioso está acontecendo. Nossos sábios diziam que durante a gestação de uma criança, um anjo ensina a essa criança no ventre de sua mãe, toda a Torá do início ao fim e os mais profundos ensinamentos da Kabalá, e na hora do nascimento o anjo toca a boca da criança com o dedo a a faz esquecer de tudo. Na vida adulta as pessoas sentem o que chamamos de “saudade espiritual” e esta é a essência do desejo de retornar ou de se converter ao judaísmo. Um impulso forte e verdadeiro que muitas vezes é silenciado pela falta de informação correta ou pelo excesso de informação errada. Desejar ser judeu  não depende unicamente de uma decisão pessoal pois D-us está agindo de maneira oculta e sobrenatural neste desejo. A sua vontade em se tornar judeu constitui em si uma grande experiência religiosa.

Não desista dos seus sonhos. As humilhações e obstáculos são provas de D-us para saber até onde vai a sua vontade de se tornar judeu e membro da verdadeira e única nação espiritual de Israel. Muitos candidados à conversão relatam dificuldades ao se aproximar do judaísmo uma vez que de fato existem grupos de judeus que vêem a religião como clube e não admitem “estranhos”. Os verdadeiros judeus são pessoas boas, acolhedoras, tementes a D-us e observantes da Torá que diz: D-us não repele nenhuma criatura; as portas estão abertas; entre quem quiser. Todos são iguais perante D-us: as mulheres como os homens, os servos como os amos, os pobres como os ricos”. 

O SEMINÁRIO DE CONVERSÃO/RETORNO

A Sinagoga Online disponibiliza a todos os interessados em se converter ao judaísmo um curso preparatório online que abrange todos os aspectos da vida judaica. O curso, que é um Seminário de Conversão, exige o mínimo de 90% de acertos na prova online.

O conteúdo do Seminário de Conversão é o mesmo para aqueles que estão retornando sendo que o certificado é diferente apenas no título.

O material de estudo do seminário é fundamentado no Judaísmo Ortodoxo

A Sinagoga Online se orgulha de oferecer um material de estudos produzido dentro dos mais rígidos padrões ortodoxos incluindo uma abordagem moderna do judaísmo e sua prática. Os alunos do Seminário de Conversão contam com o suporte de um Rabino online e são avaliados por Rabinos de diferentes divisões judaicas. A conversão é supervisionada por Rabinos e orientadores qualificados da Inglaterra, Brasil e Israel.

ETAPAS

Após a realização da prova online, o candidato passa por uma entrevista com um ou dois Rabinos que deliberam a respeito da conversão. Outros estudos e avaliações são exigidos. A fase seguinte é a cerimônia de imersão ritual, chamada Tevilah, e a aposição do nome judaico.

Concluídas estas etapas o judeu convertido recebe o Certificado de Conversão aceito pela comunidade judaica em todo o mundo. O Certificado de Conversão é chancelado pela United Beth Din (UK). RabbinicalCourt.org que registra em seu notariado o Certificado de Prova de identidade Judaica.

O prazo de conclusão do Seminário poderá ser maior dependendo do desempenho do aluno ou menor caso o candidato já possua uma base intelectual sobre judaísmo. Normalmente a conclusão se dá em até 12 meses de estudos, entrevistas, inventários e cerimônias (algumas presenciais).

Rabino Andy Fonseca, AB"D

Rabino Andy Fonseca, AB”D é o Procurador Geral da Jurisdição de Língua Portuguesa do United Beth Din (UK) que é dividido por jurisdições idiomáticas.

Uma vez inscrito no Seminário de Conversão/Retorno o (a) candidato(a) deverá responder a um questionário de avaliação do perfil social e aguardar.  A primeira fase do processo de Conversão/Retorno é a avaliação do seu perfil social que pode levar até 20 dias. Dependendo da região onde o candidato reside este prazo poderá ser menor uma vez que temos candidatos de vários países e as agências locais de referência pessoal são consultadas e seus relatórios devidamente traduzidos. Nesta fase teremos a comprovação de idoneidade e conduta escorreita do(a) candidato(a), mediante investigação social em nível internacional. Durante todo o Seminário os candidatos são observados e avaliados quanto aos seguintes quesitos: disciplina, dedicação aos estudos, conduta ilibada na vida pública e vida privada, obediência e responsabilidade.

HEBRAICO INSTRUMENTAL

Você deverá se familiarizar com o hebraico religioso para as orações e conhecer a terminologia típica do judaísmo. Tudo isso é ensinado através do Seminário de Conversão. Você não precisa ser falante de hebraico para ser judeu. Leia mais em línguas judaicas.

CIRCUNCISÃO

Circuncisão não faz parte do processo de conversão/retorno. Circuncisão é para quem já é  judeu (convertido ou não).  Segundo as leis de Noé o não-judeu é proibido de derramar sangue sem necessidade.  O Status de judeu ocorre após a imersão ritual (Tevilá) que é instruída durante o Seminário. Os candidatos do sexo masculino são encorajados a procurar um médico e fazer a cirurgia de postectomia (circuncisão). Se a cirurgia for feita por um Mohel qualificado (pessoa responsável pela Brit Milá  seguindo as Leis Judaicas), isto representa o cumprimento da Mitzvá (mandamento), caso contrário, além da postectomia haverá a necessidade de uma cerimônia chamada Hatafat Dam Brit com prazo determinado pelo Rabino ou Rosh Kehilá. Como para o homem adulto o cumprimento desta Mitzvá é mais complicado e doloroso, você poderá discutir com seu Rabino outras alternativas válidas e ainda assim fundamentadas na Torá e na Halachá (Lei Judaica).

SEJA PACIENTE

Não fique frustrado(a) se o seu pedido for negado pois a aceitação do pedido de conversão costuma acontecer após 2 tentativas até que fique provado que o seu interesse em se tornar judeu é sincero e livre de segundas intenções.

CUSTOS

O Seminário de Conversão Judaica é absolutamente gratuito, o único custo envolvido é o da contribuição à Corte Rabínica pois envolve o trabalho de 3 Rabinos e/ou orientadores na avaliação da candidatura, nas entrevistas e no processamento da documentação. Qualquer valor doado à Corte Rabínica é devolvido no caso de recusa do pedido de conversão por parte do Beth Din. Para maiores informações visite www.rabbinicalcourt.org.

Os candidatos do sexo masculino devem tem em mente que precisarão adquirir kipá e talit

Ainda com relação a custos, os candidatos do sexo masculino devem tem em mente que precisarão adquirir de qualquer fornecedor  kipá e um talit.

PARA TODOS

O Rabino Andy Fonseca luta pelo resgate das raízes judaicas dos que assim desejam e celebra a conversão judaica de qualquer pessoa interessada, independente de sua origem, sobrenome ou etnia, através de instrumento religioso e na melhor forma da Lei e do Direito.

INSCREVA-SE

Se você deseja tirar dúvidas antes de solicitar a conversão, escreva ao Rabino: rabino@sinagogaonline.org

Clique aqui ou na figura abaixo para fazer o pagamento da contribuição para o custeio do Seminário de Conversão Judaica. O Valor de R$270,00 é devolvido apenas no caso de recusa da sua candidatura por parte do United Beth Din (UK) (Corte Rabínica).

Evite a negativação junto ao sistema bCash, para isso não preencha o formulário de pagamento da contribuição se não tiver certeza de que deseja participar do Seminário. O seu endereço de IP será gravado assim como o eMail utilizado e ambos serão considerados fraudulentos em tentativas futuras de inscrição.

O valor da contribuição para o custeio do seminário pode ser depositado em  conta no banco Itaú (Brasil) e Halifax (Reino Unido: Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda Do Norte), basta solicitar os números. O processo tem início mais rápido caso escolhas o depósito em conta.

 Ao candidatar-se à Conversão Judaica através do portal sinagogaonline.org ou http://www.SinagogaOnline.wordpress.com você estará concordando com as informações supracitadas e com os nossos termos e condições.




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 78 outros seguidores